segunda-feira, 5 de março de 2018

[Resenha] A Tal da Turma 12 - Olga Alvarenga - Editora EIS

Resultado de imagem para a tal da turma 12

Título: A Tal da Turma 12
Editora: Eis
Gênero: Literatura Infantil

Sinopse:
De forma ousada e atual, em “A Tal Da Turma 12” Olga Alvarenga transforma em fictícios vários personagens da vida real que são agentes e vítimas do bullying. Com cores, formas e muito talento, Laz Muniz deu vida às palavras, fazendo nascer uma turminha em que, de alguma forma, todos nós fazemos parte. Apostar em mudanças, acreditando no potencial dos alunos, foi o caminho encontrado para dia a dia driblar as brigas e desaforos que outrora reinaram na escola.
Literatura infantil, de autoria de Olga Alvarenga, com 40 páginas, ilustrado por Laz Muniz, colorido. História cativante e instrutiva, escrita por quem tem experiência em educação infantil, pois Olga é psicóloga educacional, e trabalhou com crianças que, segundo os professores, apresentavam problemas de comportamento no ambiente escolar. Laz Muniz é ilustrador, com larga experiência em ilustrações infantis, e seu trabalho deu um toque especial ao livro.
O livro conta a História de uma Turma nada fácil de lidar, todos os dias era uma briga só, um zombando do outro, desrespeitavam as professoras que perdiam a paciência e sempre iam embora, cansadas e irritadas com a turma.
"E todo dia era a mesma coisa: zombaria de A a Z. Só naquele ano três professoras já passaram pela tal da turma 12, todos derrotados pela desordem da meninada"
Não só na sala de aula, como no intervalo, eles "tocavam o terror", colocavam papel nas costas dos outros alunos escrito "Me chute" (confesso já fiz isso hahaha), "Motor falhando, empurre para funcionar", cada hora uma frase diferente. Cada um tinha um apelido feio, como "cabeção",  "dumbo", "ANAlfabeta", entre muitos outros.
Dona Marilda, a diretora da escola, já acostumada com as atitudes dos professorem de desistirem da turma, ela faz uma reunião com os professores para ver quem poderia assumir a Turma 12, mais como sempre ninguém queria, quando a diretora fica surpresa com a Professora Cibele, que explica o significado do Bullying para os outros professores, e pede para assumir a turma.
E ai, será que ela consegue dar um jeito nessa turminha levada??
Adorei demais o livro, ri muito, porque todo mundo já passou por algumas coisas parecidas.
Gostei mais ainda por ter abordado um tema muito importante que é o Bullying, todos devemos respeitar um ao outro, não importa, se é magro/gordo, feio/bonito, mulher/homem, entre outros. Devemos sempre respeitar o próximo, para sermos respeitados.
Agradeço novamente a Editora Parceira Eis, por ter me mandado os livros para eu ler e resenhar. 
Muito obrigada de coração pela oportunidade!!! 

Classificação: 5/5 🌟🌟🌟🌟🌟

Nenhum comentário:

Postar um comentário